sábado, fevereiro 17, 2018

A partir de domingo os parques estaduais em Cuiabá voltam a funcionar das 06h às 18h


A
A partir deste domingo (19-02-18) os parques estaduais Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura, localizados em Cuiabá, voltam a funcionar das 06h às 18h. A adequação dos horários é realizada desde 2015 para melhor aproveitamento da luz do dia, respeitando a vida silvestre nas Unidades de Conservação. Assim, as atividades noturnas dos animais que habitam esses parques são respeitadas e preservadas.  

O coordenador de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o capitão da PM Jean Holz, alerta que os passeios não poderão ser estendidos para além das 18h já que estará noite e, por se tratar de um ambiente silvestre, sem iluminação adequada para atividades noturnas, há sempre risco de alguém se ferir na mata ou até mesmo sofrer ataques de animais.
O gerente do parque Mãe Bonifácia, Celso Benedito Pinheiro, revela que durante o horário de verão o número de visitantes aumentou em 20%, principalmente na parte da tarde. “Aquelas pessoas que terminam o expediente às 17h ou até mesmo às 18h finalizavam o dia aqui no parque, mesmo que fosse só para ficar sentado na grama contemplando o pôr do sol. E quando iniciaram as férias escolares esse número subiu, principalmente nos finais de semana quando chegou a 50%.
Para o gerente do parque Massairo Okamura, Jackson Ferreira dos Santos, a população foi a principal beneficiada com a mudança. “Com o horário de verão as famílias passaram a frequentar mais o parque depois das 17h”. Jackson percebeu um acréscimo de quase 15% no quadro de visitantes do parque entre dezembro e janeiro.
Esses três meses de horário estendido não foi diferente no parque Zé Bolo Flô. Contente com o resultado, o gerente da unidade, Junior Damião Barbosa, informa que a quantidade de frequentadores cresceu em 30%. Ele acredita que esse aumento não se deve apenas ao período do horário de verão, mas também a nova academia ao ar livre instalada pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) em dezembro de 2017. “São oito equipamentos disponíveis para jovens e adultos se exercitarem”.

0 comentários:

Postar um comentário