sábado, fevereiro 03, 2018

Comer carboidrato engorda?

A resposta para essa pergunta é: não! Embora exista muita polêmica em torno do consumo de carboidratos, trata-se de um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, uma das nossas principais fontes de energia e, ao contrário do que dizem as muitas lendas recorrentes em dietas absurdas, consumir carboidratos não faz o indivíduo engordar, muito pelo contrário.
Quando pensamos em emagrecer ou engordar, é preciso levar em consideração a quantidade de energia que estamos ingerindo e gastando diariamente. Um grama de carboidrato possui 4 kcal, a mesma quantidade de energia presente no grama de proteína. Já o grama de gordura tem 9kcal. Mas não podemos esquecer que, quando ingerimos proteína na dieta – uma carne, ou um filé de frango – esse alimento não é composto apenas de proteína. No caso das carnes, existe uma grande quantidade de gordura em meio a proteína que estamos ingerindo.
Então, se formos analisar o consumo energético, trocar um prato de macarrão por um bife com salada não é uma boa opção, já que grande parte da carne é gordura, e a salada não vai saciar tanto quanto o macarrão. Nas dietas restritivas em carboidratos, nós acabamos aumentando indiretamente nosso consumo de gordura, já que aumentamos a quantidade de proteína, o que está longe de ser uma boa ideia para emagrecer.
Um outro fator importante a ser considerado é a especificidade da demanda energética do nosso sistema nervoso central. A glicose proveniente dos carboidratos é o principal substrato utilizado pelo cérebro, e o nosso sistema nervoso central precisa de cerca de 720 calorias diárias para que funcione corretamente. Por isso, a glicose é fundamental, principalmente para quem desenvolve trabalhos intelectuais.
Mas afinal de contas, de onde é que surgiu essa lenda de que carboidrato engorda? A questão é que ingerir uma grande quantidade de carboidrato constantemente  pode favorecer o armazenamento desse açúcar extra na forma de gordura. No entanto, os estudos comprovam que a conversão de carboidrato em gordura só ocorre em casos de sedentários que consomem cerca de 3000 calorias em carboidratos diariamente. Para atingir 3000 calorias apenas com carboidratos é necessária uma ingestão absurda de pães, massas, frutas… Para se ter uma ideia, 3000 calorias equivalem a 20 pães do tipo francês. Em uma dieta saudável e com consumo moderado de carboidratos, essa conversão não acontece.
Mas e à noite, podemos comer carboidrato? Na verdade, é muito importante consumir algum carboidrato a noite, já que o sono é o nosso maior período em jejum. Como vimos, a glicose é o substrato do nosso cérebro, portanto, precisamos manter nosso sistema nervoso central nutrido, inclusive à noite.
Desmistificada a questão do carboidrato, é importante lembrar que, em uma dieta, precisamos pensar na ingestão e no gasto energético. Manter o corpo saudável e descansar corretamente também é muito importante para propiciar a perda da gordurinha indesejada.
Por Mariana Luz
DISCOVERYMULHER

0 comentários:

Postar um comentário