terça-feira, março 06, 2018

Começou nesta terça-feira campanha nacional de hanseníase, abertura estadual será em VG


Com o início do ano letivo de 2018, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde iniciam nesta semana a 5ª Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, voltadas aos estudantes matriculados no ensino fundamental em escolas públicas do Estado.

Em Mato Grosso, escolhido para o lançamento da campanha, as primeiras atividades vão começar por duas escolas de Várzea Grande nesta terça-feira (06-03-18) às 8h30 na Escola Estadual Professor Jercy Jacob e às 13h30 na Escola Municipal Honorato Pedroso de Barros. O evento terá a presença de Carmelita Ribeiro, coordenadora-geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, além de autoridades municipais e do Estado.

Com o slogan: “Hanseníase, Verminoses e Tracoma – em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir e tratar”, a estratégia ocorrerá em 101 municípios mato-grossenses que aderiram à ação e realização da busca ativa para diagnóstico e tratamento de casos de hanseníase, tracoma e esquistossomose. Os alunos também vão receber medicamento contra as verminoses.

A Semana de Mobilização Nacional da campanha será no período de 05 a 09 de março em 2,7 mil municípios, de acordo com informação do Ministério da Saúde.

Em Várzea Grande a meta é atender a 17 mil alunos na faixa etária de 5 a 14 anos. Na quarta edição da campanha, o município atendeu a 21 mil estudantes.


A adesão de 101 municípios do estado é o resultado do trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da equipe técnica da Coordenadoria do Programa Estadual de Controle da Hanseníase. Esse resultado superou a expectativa do Ministério da Saúde ,que considerava como prioritários apenas 69 municípios do Estado. “Obtivemos a adesão de 32 municípios para hanseníase e verminose, sendo que desses, 26 aderiram também ao tratamento de tracoma”, destacou Regina Nascimento, do Programa Estadual de Hanseníase.

0 comentários:

Postar um comentário