sexta-feira, março 30, 2018

Por que fechamos os olhos na hora de beijar?


Essa pergunta, já deve, provavelmente, ter invadido muitos pensamentos: Por que é tão automático fecharmos os olhos quando estamos beijando outra pessoa? Cientistas prometem sanar essa dúvida que acompanha a humanidade há muito tempo.
Segundo um estudo da Universidade de Londres, na Inglaterra, as pessoas fecham os olhos para manter o foco na tarefa que estão realizando.
Isso significa que o cérebro tem dificuldade em processar um sentido ao mesmo tempo em que tem um estímulo visual. “Já se sabia que o aumento das exigências de uma tarefa visual poderia reduzir a atenção em estímulos visuais e auditivos”, disse Sandra Murphy, uma das autoras do estudo ao jornal inglês The Independent.
Para chegar a essa conclusão, no entanto,  os cientistas não analisaram casais se beijando. O foco da pesquisa era entender como os alertas táteis - aqueles que vibram para chamar a atenção da pessoa - dos carros funcionam para o ser humano.


A conclusão "nada romântica" do estudo surgiu quando os pesquisadores estudavam se a percepção ao toque era alterada conforme os estímulos visuais recebidos.
 Os voluntários recebiam alertas táteis --aqueles que vibram-- enquanto tinham de fazer tarefas visuais. Depois de receberam uma tarefa com alta carga visual ou baixa carga visual, tinham de dizer se tinham ou não percebido uma vibração em suas mãos naquele momento. 

Com isso, os pesquisadores notaram que a percepção das vibrações diminuía conforme aumentava o nível de informações visuais recebidos.
Um exemplo de alarme tátil é o protótipo de assento automotivo da Universidade Yale, nos EUA, que vibra para avisar que a pessoa está em perigo. Os pesquisadores descobriram que esses alertas são ignorados pelo motorista se ele está concentrado na Estrada e o mesmo acontece com o beijo. As pessoas ignoram tudo ao redor e se concentra só no momento romântico.

Fonte: The Independent.





0 comentários:

Postar um comentário