sexta-feira, abril 13, 2018

Univag promove III Semana de Conscientização do Autismo


Em alusão ao ‘Dia Mundial do Autismo’, comemorado em 02 de abril, os cursos de Psicologia, Medicina e Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande - Univag, em parceria com a Associação Amigos do Autista de Cuiabá (AMA), promovem nesta sexta-feira (13-04-18) a III Semana de Conscientização do Autismo. O evento acontece a partir das 12h, no auditório V do bloco D. 

O autismo não é considerado uma doença a ser curada, mas uma condição neurológica tratável por meio de terapias multidisciplinares. É um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

“Costumeiramente, as pessoas enfrentam situações na vida que, a partir de um diagnóstico, podem ser estigmatizadas ou excluídas da sociedade. Nosso papel, enquanto instituição formadora, é o de propor ações que caminhem na contramão das situações de violência e exclusão de qualquer parcela da população”, comenta o coordenador do curso de Psicologia do Univag, Luiz Guilherme Araujo Gomes.

O evento traz o tema ‘Ampliando caminhos para o cuidado: uma conversa entre serviço, família e entidade formadora’. 

“A ideia é propor este diálogo e aproximar a comunidade externa com a instituição, com os lugares que realizam algum tipo de serviço às pessoas autistas e os seus familiares, com a finalidade de dialogar sobre as dificuldades e potencialidades existentes nesta questão”, ressalta o coordenador. 

O evento é aberto ao público em geral. A programação conta com palestras, mesas redondas, apresentações culturais e exposição. 

0 comentários:

Postar um comentário