terça-feira, junho 12, 2018

Vacinação contra gripe termina na próxima sexta-feira


Esta é a última semana desta etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. As pessoas que integram o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, podem procurar até sexta-feira (15-06-18) um dos postos de saúde para serem vacinadas.
A população prioritária prevista para ser vacinada em Mato Grosso é de 666.364 pessoas, sendo que até a última sexta-feira, dia 8 de junho,  já haviam sido vacinadas 547.084 pessoas, o que representa uma cobertura total de 82,01%.
Em Mato Grosso, 31% dos 141 municípios, já atingiram a meta de 90% de cobertura do público alvo, que são: idosos acima de sessenta anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e população privada de liberdade, além dos funcionários do sistema prisional.
Outros 48% dos municípios estão com cobertura entre 70% e 90% e os demais, 21%, estão com cobertura abaixo de 70%.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

A imunização deve ser feita antes do início do inverno, que começa em junho, isso porque a vacina contra gripe não está na rotina do Calendário Nacional de Saúde. Trata-se de uma vacina de campanha, ou seja, ocorre somente em um período específico, de maior circulação do vírus, que vai do final de maio até agosto.
Click aqui para ver matérias na página inicial

0 comentários:

Postar um comentário