segunda-feira, julho 23, 2018

Como acordar cedo e bem disposto? – Por Bruno Morgado


Realmente não é nada fácil acordar cedo todos os dias se sentindo bem humorado, mas sabemos que isso é importante e que tem influência direta no nosso comportamento no restante do dia. Para acordar bem disposto, é necessário ter um bom sono e um bom descanso! Mas para isso, existem vários elementos que podem te ajudar a ter uma ótima noite de sono e consequentemente acordar melhor.

Não durma tarde!

Grande parte das vezes que você não acorda bem, é um reflexo claro de que você não está dormindo o suficiente. Os especialistas indicam que os adultos precisam de pelo menos 7 horas de sono por noite, sendo que o ideal são 8 horas.
Muitas coisas podem atrasar a chegada do sono, dentre elas podemos citar a pratica de exercícios físicos, a ingestõ excessiva de cafeina ou alimentos de digestão lenta próximo ao horário de dormir. Estas são apenas as primeiras dicas para alcançar uma boa noite de sono e acordar bem disposto!

O uso de eletrônicos à noite faz mal!

Você sabia que a luz ou a ausência dela são indicadores importantes para o nosso cérebro definir quando deveríamos estar dormindo e quando deveríamos estar acordados. Para facilitar o entendimento é bem simples! Quando o ambiente está com luz, o cérebro procura manter a pessoa acordada, mesmo que já seja bem tarde da noite.
Estudos comprovam que a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos como por exemplo, TVs, tablets, e telefones celulares, é mais que o suficiente para perturbar a qualidade do nosso sono. Sendo assim, é muito importante evitar o uso dos eletrônicos por pelo menos uma hora antes de ir dormir, assim como é fundamental tirar os aparelhos do stand by, visto que qualquer luz que estiver acessa ou vir a acender, irá prejudicar a qualidade do sono, mesmo depois que você já estiver dormido.

Acorde com a luz do sol!

Da mesma maneira que o ambiente escuro nos ajuda a adormecer, a luz é muito importante para o despertar! O nosso relógio biológico é profundamente influenciado pela luz. Portanto, a luz natural que entra em nosso quarto durante o nascer do sol, funciona como um despertador, fazendo com que o nosso cérebro nos acorde gradativamente.
Acredite, acordar desta maneira é muito menos chocante do que quando você acorda com o barulho dos despertadores. Por mais inacreditável que seja, praticamente todas as pessoas podem estimular o seu relógio biológico para acordar sem necessitar de um despertador.

Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas!

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que acorde bem estando de ressaca, mas não pense que é só ela que vai estragar o seu dia! O efeito do álcool no seu organismo oferece um impacto extremamente negativo, ou seja, afeta bastante a qualidade do seu sono. Você não precisa beber absurdamente para sofrer os efeitos colaterais citados, a ingestão moderada de bebidas alcoólicas também influencia negativamente na qualidade do sono, fazendo com que a pessoa venha a acordar diversas vezes durante a noite. Nestas condições, mesmo que você durma 8 horas como é indicado, a qualidade não é satisfatória e provavelmente você irá levantar tão exausto como se não tivesse dormido.

Tente acordar no mesmo horário sempre!

Acordar cedo também nos finais de semana talvez seja o maior desafio de todos! Você se lembra quando falamos sobre estimular o relógio biológico para acordar todos os dias sem despertador? Então, é muito importante compreender que isso deve acontecer também sábado e domingo.
Além de acordar cedo todos os dias da semana, a pessoa deve tentar acordar sempre no mesmo horário. Deste modo, o seu organismo irá se adaptar com muito mais facilidade ao novo ritmo e com isso, haverá uma regulação natural do seu sono. Se você passar do horário de dormir, você não deve compensar isso dormindo até mais tarde. O ideal é acordar na mesma hora e se for possível, tirar um cochilo durante o dia.

Exercícios físicos são aliados para um bom sono!

Existem diversas razões para te incentivar a praticar exercícios físicos. Dentre elas podemos citar que que as pessoas que se exercitam regularmente tem uma qualidade de sono muito melhor, adormecem com muito mais facilidade e não se sentem cansadas com facilidade. Portanto, continue praticando exercício físico regularmente mesmo que você esteja muito cansado depois do seu dia de trabalho, estudos etc.
No início do artigo falamos que não é indicado prticr atividade física próximo ao horário de dormir, mas se você respeitar o intervalo de uma hora entre o término do treino e a hora de dormir, os exercícios serão grandes aliados para que você tenha uma ótima noite de sono.

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. 

0 comentários:

Postar um comentário