terça-feira, julho 24, 2018

Curiosidades sobre gatos


1 – Gato enxerga no escuro?
Você não deve saber, mas o gato não consegue ver no escuro total. Mas em condições de pouca luz, ele consegue enxergar muito melhor que os humanos. Nas condições de escuridão total, eles utilizam o olfato, a audição e o tato, além de contar principalmente com a ajuda dos seus bigodes, os gatos utilizam o bigode para evitar um choque com a cabeça e também para não ralar a ponta do nariz.

2 – Como descer de árvores altas
Os gatos têm ampla facilidade de subir em árvores pelo formato de gancho de suas garras. Em contra partida, eles não funcionam na hora do gato descer. Por isso acontece com bastante freqüência, este tipo de situação de bombeiros e pessoas tendo que subir nas árvores para resgatar os bichanos.

3 – Carinho ou demarcação?
O gato é meio egoísta, ele gosta de deixar o seu cheiro em tudo para marcar seu território. No momento em que o gato fica se esfregando nos donos, ele além de pedir carinho está aproveitando para deixar o cheiro dele.

4 – Borrifos de urina
Você sabia que os gatos não levantam a perna na hora de urinar? Na hora de fazer xixi, o gato fica de costas e levanta a sua cauda, depois de levantar a cauda, o gato da várias borrifadas de urina para trás.

5 – Disfarce para a dor
O gato é muito bom de fingimento, ele raramente demonstra quando sofre desconforto ou dor. Quando a dor é muito intensa, ele prefere se esconder até que esta dor passe.

6 – Ouvir ratos cantores
Os ratos utilizam uma cantoria para atrair uma parceira, este som é detectado apenas por alguns animais e jamais por seres humanos. Os gatos são capazes de detectar a direção destas cantorias em poucos segundos.

7 – Aprendiz privilegiado
Os gatos têm uma enorme habilidade para aprender hábitos e comportamentos, a maioria deles nem precisa de alguém ensinando, basta uma simples observação do próprio animal, para compreender o que deve e não deve ser feito.

8 – Auto limpante
Grande parte dos gatos pode passar a vida toda sem tomar um banho sequer, a maioria dos gatos são extremamente cuidados com sua própria limpeza. Eles estão sempre buscando retirar qualquer odor ou sujeira de seu pelo.

9 – Maníacos por caça
A principal característica dos gatos é que eles são viciados por caça. Você vai reparar que até na hora de brincar, ele age como se estive caçando. É justamente por seu instinto de caça que eles gostam de aproximar-se sorrateiramente e utilizam apenas golpes certeiros.

10 – Vôo livre
Certamente você já viu gatos se jogando ou caindo de lugares bem altos não é mesmo? Isso acontece, pois eles são muito aventureiros e adoram conhecer outros ambientes. As quedas são acidentais e podem acontecer por um escorregão ou momento de descuido na hora do salto. Os gatos têm um sistema de amortecimento de quedas impressionante e mesmo caindo de lugares altíssimos, eles costumam se levantar na hora como se nada tivesse acontecido.

Mais curiosidades sobre os bichanos:
  Os gatos têm campo de visão de 185º e não conseguem enxergar bem nem cores nem pequenos detalhes. Em compensação, eles possuem a habilidade de enxergar mesmo quando o ambiente tem pouca luz.

  Os gatos e gatas tem 11,6% mais ossos do que qualquer pessoa e 10% desses ossos estão presentes em sua cauda, que é a responsável pelo equilíbrio do felino.

  Esses animais são conhecidos por sua habilidade em pular, afinal, eles sempre caem em pé e se safam de problemas maiores por conta disso. No entanto, o que muita gente não sabe é que eles podem saltar nada mais nada menos do que 5 vezes de sua altura.

  O maior gato do mundo mede nada menos do que 122 centímetros do focinho até a ponta da cauda e é da raça Maine Coon. 

  O menor gato do mundo tem apenas 19 centímetros da cauda ao focinho e só 7 centímetros de altura, o nome dele é Mr. Peebles.

  A gata Missi, da Finlândia, é dona do maior bigode do mundo, com 19 centímetros de comprimento. Sim, o mesmo tamanho do menor gato do mundo.

  Se você gosta de gatos grandes, saiba que é possível ter um em casa. Para isso, basta adotar ou comprar um exemplar das raças de gatos gigantes 

  Os felinos passam mais de 1/3 do dia se lambendo e limpando cada pedaço de seu corpo como garantia da higiene. E ainda há quem acredite que eles são animais “sujos” porque gostam muito de passear.

  Entre as curiosidades sobre gatos está a ausência de glândulas sudoríparas. Por isso, os bichanos suam pelas patas, o que também explica o fato de eles adorarem ficar com as patas para cima em dias de muito calor.

  Cada gato pode emitir nada menos do que 100 tipos diferentes de som, item 10 vezes maior do que os cachorros.

  Existe uma raça de felinos resistente à agua. São os Van Turco, que tem uma pelagem diferente, resistente à água e que faz com que esses animais amem tomar banho. Isso porque só eles conseguem isolar o calor de seus corpos quando molhados.

  Os gatos são famosos por se reproduzirem com facilidade. Se um casal de gatos ficasse junto mais ou menos 7 anos, nasceriam nada menos do que 420 mil filhotes.

  Os gatos são tão sensíveis que conseguem perceber um terremoto com 15 minutos de antecedência. Talvez seja por isso que os japoneses são apaixonados pelos bichanos.            Os felinos podem alcançar a velocidade de até 49km por hora.

Fontes: Estimação e Canal Pet

0 comentários:

Postar um comentário