sábado, julho 07, 2018

Feira "É de Livramento" tá de volta neste sábado


Se reinventando em meio à crise econômica que assola os municípios brasileiros, o prefeito de Nossa Senhora do Livramento Silmar de Souza (PSDB), investe num planejamento estratégico capaz de subsidiar o desenvolvimento e a condução da atividade empresarial rural no município.
Administrando um município com um dos menores IDH do estado, Souza buscou suporte técnico junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, e através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo volta a oportunizar a Feira da Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes: "É de Livramento".
A primeira edição do ano acontece no próximo sábado, dia 07 de Julho, a partir das 17 horas, na Praça Portal do Pantanal (conhecida como Praça dos Pássaros), situada na entrada da cidade papa-banana. Os organizadores do evento prometem muitas novidades nas edições de 2018, com datas já definidas: 07 de Julho (sábado); 04 de agosto;  1º de setembro; e 03 de novembro.
“Aqui o objetivo é estimular a produção e o consumo de coisas produzidas no município, e ainda fortalecer a classe de pequenos produtores da agricultura familiar e o turismo local”, destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo José Eugênio Maciel.
Eugênio que também responde pela pasta de Desenvolvimento Rural no município acrescenta que diante das necessidades de apoiar e valorizar aquilo que é produzido no local, a atual gestão municipal buscou de maneira sólida, conceitos, conhecimentos e técnicas do SEBRAE para poder programar ações de melhoria aos pequenos produtores que vivem da agricultura familiar no município. “Em especial aqueles que já atuavam ou mantinham certo desejo de se engajar na produção de produtos e derivados do leite, da piscicultura e dos hortifrutigranjeiros.”
Ainda segundo Eugênio, Prefeitura e SEBRAE atuam conjuntamente na elaboração e planejamento estratégico como instrumento para subsidiar no desenvolvimento de gestão e maior assertividade na condução da atividade empresarial rural, “ou seja, tínhamos que buscar e oferecer suporte técnico aos produtores rurais livramentenses”, acrescenta.
Além do apoio a produção, Eugênio conta haver um entendimento necessário para desenvolver um encadeamento produtivo, chegando da comercialização ao agregamento do valor dos produtos. “Então, juntos, passamos a estruturar uma feira para a comercialização destes produtos que atualmente acontece mensalmente nas praças de Livramento, acompanhada de atrações culturais, turísticas e gastronômicas, e que recebeu o nome: É de Livramento”, destaca Maciel.
É de Livramento!
Denominada “É de Livramento”, a Feira da Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes, conta com um amplo espaço onde se comercializa inúmeras opções de comidas, salgados, e bebidas. Ali também são ofertados queijos, doces, bolos, tortas, frutas, hortaliças e artesanatos diversos. Um variado cardápio de comidas típicas da região, como carne seca com arroz, feijão e paçoca de pilão, galinha caipira, costela de porco com arroz, e claro, pratos feitos com a matéria prima do lugar: a banana. Mas, se você aprecia pratos à base de peixe, tem varias opções: mojica de pintado, quibes e croquetes de peixe, pacu seco com arroz, frito e a palito. Outras opções de comida também são ofertadas aos visitantes como o escondidinho de carne seca, panquecas, pasteis, cachorro quente e muito mais. Tudo isso acompanhados de uma boa música e com preços bem acessíveis.
“Venha participar deste evento de grande importância para o município, gerador de emprego e renda a este seguimento da população que tiram o seu sustento do campo através da agricultura familiar”, convida o secretário.


Elizeu Silva
Ascom

0 comentários:

Postar um comentário