segunda-feira, julho 02, 2018

Viajar só de carona é possível até de avião; veja dicas e contatos




Pegar carona pode ser uma boa alternativa para quem está com o dinheiro contado, mas não pretende adiar seus sonhos e planos de viagem. Com um pouco de planejamento, paciência e flexibilidade, é possível ir bem longe viajando de graça. Os carros de passeio não são a única possibilidade, dá para viajar de carona em caminhões, barcos e até nos aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

A história parece mais uma lenda urbana, porém voar em uma aeronave da FAB sem pagar nada é um serviço disponível a todos os cidadãos. Contudo, conseguir uma vaga depende também da sorte, já que os civis ficam com os lugares que eventualmente sobram nos voos e os militares, tanto em serviço quanto em férias, têm prioridade.

Para viajar com a FAB, é preciso fazer a inscrição no CAN (Correio Aéreo Nacional) da localidade onde se deseja embarcar, por telefone ou pessoalmente (veja aqui os contatos). 

A inscrição tem validade de 10 dias e, segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, geralmente, o passageiro recebe o aviso de embarque um dia antes da viagem. Caso não surja vaga nesse período, o interessado deverá se inscrever novamente. 

É possível escolher como destino qualquer uma das 17 bases aéreas brasileiras, entretanto a chance de obter um lugar aumenta para os voos que ocorrem com mais frequência em cada localidade. 

O passageiro tem direito a levar bagagem e deverá estar disposto a voar em qualquer avião, desde um pequeno monomotor chamado Caravan, com capacidade para 10 a 14 pessoas, até um Hercules, maior aeronave de carga da FAB.


0 comentários:

Postar um comentário