domingo, agosto 19, 2018

Balanço da Sesp aponta que em Mato Grosso foram registradas 242 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes este ano, até julho


Balanço disponibilizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) aponta que em Mato Grosso já foram registradas 242 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes este ano. Os dados são referentes ao período de janeiro a julho.
O levantamento indica que é quase um registro a cada dia desse tipo de violência, ou tentativa. Foram 114 crimes consumados e 128 tentativas.
Analisando os números, a Defensora pública, Rosana Leite avalia que o número é alto, porém, não de perto reflete a realidade. Ela diz que a subnotificação e a invisibilidade das agressões ainda são o maior obstáculo. A Defensora Pública destaca que o Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (Ipea) estima que só 10% dos casos chegam ao conhecimento da Justiça. Sendo assim, ela acha que Mato Grosso teve mais de mil crianças vítimas de abuso sexual consumado no primeiro semestre do ano.
Do total de abusos registrados no Estado até julho, 97 são contra meninas e 17 contra meninos. E o fato do agressor ser alguém da família ou uma pessoa próxima ainda prevalece entre os acusados.

A maior parte das denúncias de abuso sexual envolve pessoas com renda baixa ou em situação de vulnerabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário