sábado, agosto 25, 2018

Caldo de cana – o suco natural com benefícios à saúde


Apesar de não estar presente diariamente na mesa do brasileiro, o caldo de cana pode, sim, ser incluído no dia a dia por ser repleto de vitaminas, minerais e ainda funciona como um energético natural.

Por ser fonte de carboidratos, um dos benefícios do caldo de cana é a reposição de energia após a prática de exercícios físicos.  Ele também evita que o corpo queime massa muscular.

O caldo de cana, ou garapa, ainda contém ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio e as vitaminas C e do complexo B.
O caldo de cana também é muito utilizado na medicina Ayurveda (Ayurveda é o conhecimento médico desenvolvido na índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade) como terapia para diferentes doenças e sintomas. Por essa razão, muitos estudos foram realizados para verificar os benefícios do caldo de cana para a saúde. Em função da sua composição, os achados gerais foram:
  • Estímulo ao sistema imunológico
  • Melhora dos processos inflamatórios
  • Ação antitrombótica
  • Recuperação energética
  • Ação antioxidante

Além disso, é rica em ácido fenólico, um antioxidante que auxilia na prevenção de doenças do coração e do sistema nervoso e catarata.

A dica é consumir a bebida até 30 minutos depois de extraída para que não tenha oxidação dos nutrientes e você consiga aproveitar todos os benefícios do caldo de cana.

Mas, atenção: o seu consumo não é indicado para todos.
Assim como qualquer alimento ou produto, isoladamente, o caldo de cana não engorda. É importante saber que dentro da pirâmide alimentar, pelo seu alto conteúdo energético provindo principalmente pela glicose e frutose presentes naturalmente em sua composição, esta bebida pertence aos grupos de doces e açúcares, onde a recomendação presente na pirâmide alimentar brasileira é o consumo de 1 porção ao dia.
Porção caldo de cana 150ml (copo pequeno)
Calorias: 123Kcal
Açúcares: 30, 75g

"Em diabético, o caldo de cana pode ser perigoso, pois esses pacientes precisam fazer controle dos alimentos com alto teor de açúcar. Mesmo sendo açúcares naturais, como sacarose e frutose, podem acabar desenvolvendo crises", explica Andrea Marim, nutricionista clínica e funcional, que alerta para a higiene do local em que a garapa será extraída, já que a falta de cuidados pode causar infecções alimentares.

O caldo de cana ou a garapa é o líquido resultante do processo de moagem da cana de açúcar. O suco resultante dessa moagem (elétrica ou manual) da cana, quando consumido no momento ou pouco tempo depois do seu processamento, preserva todos os seus nutrientes, como:

  • Minerais, principalmente: ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio
  • Vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A
  • Carboidratos, dos quais: sacarose, glicose, frutose, amido
  • Proteína
  • Ácidos graxos
Fontes: Natue e Viva saúde

0 comentários:

Postar um comentário