sábado, agosto 04, 2018

Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo começa segunda-feira e MT deve imunizar mais de 200 mil crianças



Começa na próxima segunda-feira (06-08-18) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, realizada pelo Ministério da Saúde. A campanha vai se estender por todo o mês de agosto e, no estado de Mato Grosso, o objetivo é imunizar 202.216 crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. O dia D de divulgação e mobilização será no dia 18 de agosto.

Com os casos suspeitos de sarampo que surgiram nas últimas semanas, acendeu-se ainda mais a necessidade da vacinação, visando diminuir a possibilidade do retorno da pólio e a reemergência do sarampo, doenças estas já eliminadas no Brasil. No Mato Grosso, o último caso de pólio foi registrado há 30 anos, em 1988.

De acordo com Gerência de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal.  Ele informou também que o estado já recebeu 100% dos lotes de vacinas contra a poliomielite e de tríplice viral, que imuniza contra o sarampo e também contra caxumba e rubéola.

O alerta é de que os pais e responsáveis são muito importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas as crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.


Este ano a campanha contra o sarampo será realizada de forma indiscriminada em todas as 27 Unidades Federadas e seus respectivos municípios, com exceção dos estados de Roraima e Rondônia e de Manaus (AM), devido à antecipação em decorrência da detecção de casos ocorridos em 2018.

0 comentários:

Postar um comentário