segunda-feira, agosto 06, 2018

Vacinação contra sarampo e poliomielite começou nesta segunda-feira


A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo do Ministério da Saúde começou nesta segunda-feira (06-08-18) e segue até o dia 31 deste mês.
O dia D de divulgação e mobilização nacional será no dia 18 de agosto.
- A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, caracterizada por um quadro de paralisia que acomete em geral os membros inferiores. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do vírus.
- O sarampo também é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito.
 A Campanha tem como meta imunizar em todo o país 11.213.278 crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Em Mato Grosso, a meta é imunizar 202.216 crianças nesta faixa etária.
A campanha visa manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, evitando a reintrodução do vírus, e vacinar os menores de 5 anos de idade contra o sarampo e a rubéola para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.
As campanhas contra poliomielite tiveram início em 1980, sendo que desde 1990 o país é considerado livre da doença. Com relação às campanhas contra o sarampo, são realizadas desde 1995, com a vacinação de população-alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de 1 a 4 anos de idade.
Este ano a campanha contra o sarampo será realizada de forma indiscriminada em todas as 27 Unidades Federadas e seus respectivos municípios, com exceção dos estados de Roraima e Rondônia e de Manaus (AM), devido à antecipação em decorrência da detecção de casos ocorridos em 2018.

Especificamente em Mato Grosso, foram notificados 6 casos suspeitos de sarampo em 2018 sendo 4 em Guarantã do Norte, 1 em Jaciara e 1 em Campo Novo do Parecis. Todos aguardam confirmação laboratorial.

0 comentários:

Postar um comentário