segunda-feira, agosto 20, 2018

Veja os destaques de jornais de circulação nacional - 20 de Agosto


O Globo
Ação do Planalto em conflito esbarra na disputa pelo governo de Roraima
Após reunião ministerial, o presidente Michel Temer anunciou o envio de 120 homens da Força Nacional a Roraima, mas condicionou o uso das Forças Armadas a um pedido do governo do estado. A governadora Suely Campos (PP) —adversária do ex-ministro Romero Jucá (MDB) na disputa estadual —considera a medida insuficiente e promete recorrer ao STF por triagem de imigrantes. 
 www.siqueiranews.com

O Estado de São Paulo
Total de inadimplentes no Brasil equivale a uma Itália
O total de brasileiros com dívidas em atraso atingiu nível recorde em julho, chegando a 63,4 milhões de inadimplentes, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), quase o equivalente à população da Itália. A piora nas expectativas com a economia e alta taxa de desemprego pesaram nesse resultado. Os mais pobres ainda são os que mais devem, mas é entre famílias de maior renda que a inadimplência tem resistido, indica pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Enquanto o porcentual de famílias de menor renda com dívidas pendentes caiu de 29%, em julho de 2017, para 26,7%, agora, no grupo com renda superior a dez salários mínimos o índice alcançou 10,8%, ante 10,6% do mesmo mês do ano passado.

Desequilíbrio entre Estados aumenta no Congresso
O desequilíbrio entre a população dos Estados e suas bancadas no Congresso aumentou, afetando 23 das 27 unidades federativas do Brasil. Com exceção de Minas, Bahia, Rio Grande do Sul e Goiás, todos os demais são prejudicados pela regra, criada há 25 anos, que estabelece um teto para o número de cadeiras. Os mais afetados são Pará, Santa Catarina e Amazonas, segundo estudo do Estadão Dados.
www.siqueiranews.com

Folha de São Paulo
ONG ligada ao PSB ganha contratos sob França
O governador de São Paulo, Márcio França, e o seu grupo político destinaram, desde 2001, mais de R$ 56 milhões em valores corrigidos à ONG Adesaf, por meio de contratos públicos. A presidente da entidade, Nayene Ponte do Carmo, é, desde 1999, militante do PSB, partido pelo qual França disputa novo mandato. Ela já foi candidata a vereadora pela legenda em São Vicente, sede da entidade e cidade da qual França foi prefeito por oito anos. A Adesaf diz ter a missão de contribuir para um mundo mais justo e igualitário. Já prestou serviços variados, como atuar em projeto para a geração de empregos. Fernanda Adelaide Gouveia, fundadora e ex-presidente da ONG, também foi filiada ao PSB. Nomeada pelo governador, ela atualmente preside a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Danilo Druzian Otto, ex-diretor administrativo-financeiro da Adesaf, também pertenceu ao partido. Ele assessorou França na Câmara dos Deputados.

Filhos de caciques do MDB lideram coligações estaduais
As maiores coligações em disputas estaduais nesta eleição serão lideradas pelo governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), que tenta se reeleger apoiado por 19 partidos, e Helder Barbalho (MDB), que disputa o Pará com 17. Ambos são filhos de caciques do partido
www.siqueiranews.com

Correio Braziliense
Fluxo de venezuelanos para o Brasil diminui após tensão na fronteira
O fluxo de venezuelanos viajando para o Brasil diminuiu neste domingo (19/8) após um dia de tensão  vivido no município fronteiriço de Pacaraima, no estado de Roraima, onde moradores atacaram dois acampamentos improvisados de imigrantes, forçando-os a voltar para seu país. No sábado, depois que dezenas de brasileiro de incendiaram as tendas de campanha e pertences dos imigrantes que acampavam perto da fronteira com a Venezuela, cerca de 1.200 venezuelanos retornaram a seu país, de acordo com a força-tarefa designada para atender a situação migratória no local. A força-tarefa também informou que neste domingo "o fluxo foi muito menor do que nos dias anteriores".
 www.siqueiranews.com

O Dia
Tiroteio deixa mortos e interdita um dos acessos à Ponte Rio-Niterói
 Uma perseguição policial seguida de tiroteio deixou três suspeitos mortos, dois feridos e fechou um dos acessos da Ponte-Rio Niterói, no sentido Rio, na manhã desta segunda-feira. Um policial militar ficou ferido e foi levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do agente. 
 www.siqueiranews.com

Diário Catarinense
Saúde é prioridade para o próximo governo de SC, apontam eleitores entrevistados pelo Ibope
A saúde foi citada por 53% do eleitorado como prioridade para quem for eleito governador e que administrará o Estado a partir de 1º de janeiro. Em seguida, está a área da educação, com 17%. Os dados integram a pesquisa do Ibope sobre o cenário eleitoral em Santa Catarina, contratada pela NSC Comunicação e divulgada na sexta-feira, que também trouxe a percepção dos eleitores sobre a realidade do Estado, a expectativa em relação às ações do próximo governador e a avaliação das mensagens falsas (fake news) no processo eleitoral. Com índices bem menores, aparecem como prioridade para o próximo governador o combate à corrupção (7%), a segurança pública (6%), a geração de empregos (4%), a agricultura (3%) e o combate às drogas (2%). Com 1%, aparecem empatados a habitação, as estradas e rodovias, a assistência social, o saneamento básico, os impostos e taxas e o corte de custos do governo. Houve ainda 1% dos entrevistados que não soube ou não quis responder.
 

0 comentários:

Postar um comentário