sexta-feira, setembro 21, 2018

21 de Setembro “Dia da Árvore”; vamos relembrar o quanto é importante a preservação e conservação


Hoje, 21 de setembro, é o dia de lembrar a todos o quanto é importante a preservação e conservação das árvores, um dos bens mais importantes da natureza e para a vida humana. Por meio deste símbolo e da celebração deste dia, as pessoas são conscientizadas e sensibilizadas para a preservação de alguns ambientes e a conservação de outros.

A data de 21 de setembro foi escolhida em razão da proximidade do início da primavera no hemisfério sul, desta forma, em outras partes do mundo a comemoração dessa data acontece em outras épocas do ano. Nos EUA, por exemplo, a comemoração do Dia Mundial da Árvore é em 21 de março. Dizem que foi lá a origem da dessa celebração. Eles comemoram este dia desde 1872.

ÁRVORE PARA A VIDA

A árvore é um dos seres mais importantes na natureza, pois contribui de diversas formas para a vida no planeta Terra. Através do processo de fotossíntese ela absorve gás carbônico da atmosfera transformando-o em oxigênio, contribuindo então para um ar mais limpo e diminuição da temperatura. Outro processo importante que é feito pelas árvores é o de evapotranspiração, que é a elevação da umidade do ar: a água captada no solo pelas suas raízes e que não foi utilizada na fotossíntese, é devolvida ao ambiente por meio de sua transpiração. Além disso, as árvores ainda ajudam a prevenir erosões no solo, pois suas raízes auxiliam na fixação do mesmo. Outra função importante é para os animais, pois muitos se alimentam de suas folhas, flores e frutos, além de se abrigarem sob suas copas, tanto da chuva quanto do sol.

Existem muitos tipos de árvores e elas variam de acordo com cada região do nosso país, sendo que para algumas regiões temos algumas árvores que se tornaram símbolos pela sua abundância, são elas:
Região Norte: castanheira; Nordeste: carnaúba; Centro-Oeste: ipê-amarelo; Sudeste: pau-brasil e na Região Sul: araucária.

CUIDADO E ATENÇÃO

 
Há de se atentar cada vez mais para todo tipo de atividade humana que implica no desmatamento de grandes áreas, seja por meio das queimadas ou derrubadas, como é o caso das grandes monoculturas e criações de gado. Todos nós temos responsabilidade sobre isso, pois somos os consumidores finais tanto da agricultura quanto da pecuária. A dica é sempre buscar marcas que produzam maneira menos impactante para o ambiente. Pode parecer difícil, mas já tem muita empresa preocupada com isso e fazendo a sua parte!

Fonte: Centro de Educação e Cidadania Ambiental – CECA

0 comentários:

Postar um comentário