sexta-feira, setembro 28, 2018

Confira aqui 15 benefícios da banana para a saúde


Talvez você nunca tenha pensado que uma fruta tão comum pudesse fazer tão bem à nossa saúde. A banana, que é a quarta fruta mais produzida no mundo, é também uma das mais consumidas pela população, principalmente entre nós brasileiros.

A fruta é rica em vários nutrientes que fazem bem à saúde humana, como fibras, potássio, vitaminas A, C, B1, B2, B6 e B12, além de cálcio, magnésio, ácido fólico e ferro. Não é à toa que ela é responsável por proporcionar inúmeros benefícios ao nosso corpo e mente.

Mas, cuidado! Não exagere, ok? Especialistas recomendam que o consumo de bananas deve ser de, no máximo, duas unidades por dia. O excesso pode acarretar o efeito “rebote”, trazendo malefícios para a saúde. 

1 – Reduz a pressão arterial - A fruta é uma excelente fonte de potássio, um nutriente muito importante para regular a pressão arterial. Portanto, consumir a banana na sua rotina alimentar significa um melhor controle dos efeitos do sódio (sal) no corpo.
2 – Melhora a digestão - A banana é uma fruta reconhecida por possuir uma grande quantidade de fibras dietéticas. Esses nutrientes são extremamente eficientes na melhora da evacuação. Quem nunca esteve com aquela dor de barriga e correu para comer uma banana e melhorar a situação? Ela ajuda a manter o controle dos eletrólitos no corpo devido a uma maior quantidade de potássio e de frutooligossacarídeos, que ajudam na manutenção de bactérias benéficas para o trato digestivo.
3 – Fortalece os ossos - Devido à presença dos frutooligossacarídeos que falamos no parágrafo anterior, a banana também é capaz de melhorar a densidade óssea e fortalecer os nossos ossos. Esses nutrientes auxiliam na absorção de nutrientes essenciais para a saúde dos ossos, como o cálcio e o magnésio.
4 – Reduz o estresse e combate a depressão - A banana tem em sua composição o potássio, que é considerado um mineral super eficaz no combate ao estresse e na melhora do humor. Ainda, o mineral está acompanhado do triptofano, um nutriente capaz de se converter em serotonina, que, por sua vez, é uma substância importante no relaxamento da mente.
5 – Melhora a visão - Com o consumo contínuo de banana no dia a dia, é cientificamente comprovado que a fruta pode melhorar a nossa visão. Por conter beta-caroteno, alfa e vitamina A em sua composição, a fruta é capaz de auxiliar na proteção da retina dos olhos. Inclusive, doenças como a degeneração macular, mais comumente desenvolvida em idades mais avançadas, podem ser impedidas com a ingestão diária do alimento.
6 – Ajuda a emagrecer - Apesar de ser uma fruta com cerca de 90 calorias e 22 gramas de carboidratos, a banana pode mesmo ajudar no emagrecimento saudável. O fato é que a banana é um alimento extremamente nutricional, que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, dando aquela segurada na fome que tanto nos faz ganhar algumas medidas e alguns quilinhos na balança.
7 – Combate a anemia - Por ser um alimento bastante rico em ferro, a banana a ajuda a aumentar a produção de hemoglobina no organismo e, portanto, prevenir ou tratar a anemia, doença que acomete principalmente nós mulheres devido aos períodos menstruais.
8 – Traz mais energia ao corpo - Por conter 90 calorias e 22 gramas de carboidratos, a banana é considerada uma fruta super energética. Sendo assim, ela é ideal para atletas e pessoas que praticam atividades físicas.
9 – Equilibra os níveis de açúcar no sangue - A banana é capaz de manter os níveis de açúcar no sangue elevados, ajudando, inclusive, a combater aquele cansaço após as refeições. A dica é comer uma unidade sempre após cada refeição.
10 – Normaliza os batimentos cardíacos - A fruta pode auxiliar na transferência de oxigênio para o cérebro, além de ajudar na distribuição de água pelo corpo. Sendo assim, ela é capaz de acalmar o sistema nervoso e, consequentemente, normalizar os batimentos mais acelerados do coração.
11 – Alivia câimbras e dores musculares - Rica em vitaminas B6 e B12, a banana pode amenizar a ocorrência de câimbras e dores nos músculos. Por este motivo, ela é indicada para pessoas que fazem exercícios físicos regularmente ou que sejam atletas profissionais.
12 – Evita a chamada “doença da manhã” - Para quem não sabe, a doença da manhã é aquele enjoo matinal, as náuseas e tonturas que acometem as mulheres grávidas logo quando acordam. Por isso, especialistas costumam recomendar o consumo de banana para amenizar esses sintomas desagradáveis.
13 – Ajuda a parar de fumar - Para quem é viciada em nicotina e está tentando parar de fumar, a banana pode ser uma grande aliada para alcançar o objetivo. Rica em vitaminas do Complexo B, potássio e magnésio, a fruta pode acelerar a recuperação dos efeitos da abstinência.
14 – Elimina verrugas - Quem sofre com as horríveis verrugas pode removê-las com a casca da banana. É só esfregar a parte de dentro da casca sobre a verruga e dar adeus ao incômodo!

15 – Ameniza febres - A banana pode diminuir a temperatura corporal alta causada por febres ou exposição ao sol em dias mais quentes. A dica é comer uma banana e sentirá o alívio no calor.

Fonte: tudoela.com

0 comentários:

Postar um comentário