segunda-feira, setembro 10, 2018

Melão ajuda a emagrecer e rejuvenescer a pele


Muitos estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos vegetais como o melão diminui o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas, promovendo pele e cabelos saudáveis, aumento da energia e redução do peso. 

Há diferentes variedades de melão vendidas no Brasil. A mais comum é a variedade amarela, não tão aromática, mas de produção mais simples e consumo garantido. O melão é uma fruta refrescante, saudável, cujas propriedades específicas destacam-na entre as demais frutas.

O melão é uma fruta com baixas calorias e que pode ser usada para emagrecer e hidratar a pele, além de ser rica em vitamina A e flavonoides, poderosos antioxidantes que atuam prevenindo problemas como doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

O melão contém antioxidantes em abundância, incluindo colina, zeaxantina, e betacaroteno, todos proporcionam proteção contra uma gama de doenças que variam de um simples resfriado até o câncer.

Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o betacaroteno, encontrado em frutas amarelas e alaranjadas como melão, abóbora, cenoura e folhas verdes como espinafre e couve. A vitamina C é outro nutriente importante que pode trazer benefícios do melão como a proteção contra a asma.

O teor de fibra, potássio, vitamina C e colina presentes no melão ajudam a promover a saúde geral do coração. Consumir alimentos que são ricos em potássio pode ajudar a diminuir a pressão arterial e obter níveis ideais de potássio é quase tão importante como diminuir a ingestão de sódio para o tratamento da pressão arterial alta. 

O consumo ideal de potássio também está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, à proteção contra a perda de massa muscular, à manutenção da densidade mineral óssea e à redução da formação de pedras no rim, pontos que consequentemente são benefícios do melão à nossa saúde.

A vitamina C presente no melão é um antioxidante que desempenha um papel importante no crescimento e na manutenção de todos os tecidos no corpo. Ela serve para auxiliar na cicatrização de feridas e na reparação de cartilagem, ossos e dentes.

A vitamina A, por sua vez, é responsável por benefícios do melão para a saúde dos tecidos dos dentes​​, da pele, dos ossos e das membranas mucosas. Ela ajuda o sistema de visão, promove a saúde da retina e reforça o funcionamento do sistema imunológico. O melão é altamente rico em vitamina A, com mais do que 25% da quantidade diária recomendada em uma única porção.

O melão pode ser consumido na sua forma fresca ou na forma de sucos e vitaminas, sendo também bastante utilizado para refrescar dias mais quentes ou de praia.

Para obter esse benefícios, deve-se consumir melão pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, sendo importante incluí-lo em uma alimentação saudável e equilibrada.

Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho.


Fontes: Mundo Boa Forma e Tua Saúde

0 comentários:

Postar um comentário