quarta-feira, setembro 05, 2018

Meta no ensino médio de Mato Grosso está abaixo do esperado pelo IDEB


De acordo dados do Ministério da Educação (MEC), Mato Grosso ultrapassou as metas previstas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Porém, o ensino médio nas escolas continua com a média abaixo da meta estabelecida para 2017, apesar de ter apresentado avanço em relação à avaliação feita em 2015.

Outro indicador, O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – que serve para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelece metas para a melhoria do ensino e foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

De acordo com o levantamento, no ensino fundamental Mato Grosso superou a meta estabelecida pelo MEC, que era de 5,3, atingindo nota de 5,9.

Enquanto as escolas da rede pública (municipal e estadual) apresentaram média de 5,7 – quando a meta projetada era de 5,2 –, as escolas da rede privada alcançaram a nota 7,3, acima da meta proposta pelo MEC, de 6,8.

No ensino médio, porém, o estado não atingiu a meta proposta pelo MEC, que era de 4,4 e teve nota de 3,5.

No nível médio, o melhor desempenho foi o das escolas privadas que também ficara abaixo da meta, mas tiveram nota 5,6, enquanto a meta era 6,4.


Nas escolas públicas, a média foi de 3,2. A meta projetada, por outro lado, era de 3,9. No país, nenhum estado atingiu a meta prevista para o ensino médio.

0 comentários:

Postar um comentário