segunda-feira, setembro 17, 2018

O limite da terceira idade: com quantos anos a pessoa torna-se idosa?


Eles já são 12% da população do país e, nas próximas décadas, ganharão ainda mais espaço. Beneficiados pelos avanços da medicina e pelo aumento da expectativa de vida, os 22,3 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais estão no centro de uma discussão delicada: a reavaliação do conceito de idoso e da faixa etária mínima que identifica este grupo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Es­­tatística (IBGE), nos últimos 50 anos a esperança de vida ao nascer do brasileiro subiu de 48 anos para 73,4 anos. No mesmo período, o número de filhos por mulher diminuiu de 6,3 para 1,9. Ou seja, o porcentual de crianças e adolescentes entre o total da população brasileira tem caído, enquanto o de idosos só aumenta.
Envelhecimento
Conforme o último Censo do IBGE, quem chega hoje aos 60 anos tem uma esperança de vida de mais 21,3 anos. O cenário não é só brasileiro, mas mundial. Conforme estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), o envelhecimento da população tem ocorrido mais rapidamente nos países em desenvolvimento. Em todo o mundo, uma em cada nove pessoas tem 60 anos de idade ou mais – daqui a apenas 40 anos, a proporção será de uma em cada cinco.
A definição de pessoa idosa prevista no Estatuto do Idoso segue a Política Nacional do Idoso estabelecida em 1994, que, por sua vez, tem como base o patamar definido pela ONU na 1.ª Assembleia Mundial sobre Envelhecimento, em 1982.

Fonte: Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário