sábado, outubro 06, 2018

Pesquisa Ibope indica Jayme e Juíza Selma liderando intenções de votos para o senado


Em pesquisa do  Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), encomendada pela TV Centro América e divulgada nesta sexta-feira (05-10-18), indica que Selma Arruda e Jayme Campos serão eleitos senadores nas eleições deste domingo (07-10-18).

O ex-governador e ex-senador Jayme Campos (DEM), com 25% da preferencia do eleitorado, não é novidade na ponta das pesquisas, já que isso vem desde o início da campanha eleitoral. A novidade é a subida da candidata do PSL, a juíza aposentada Selma Arruda que aparece na 2ª posição com 18%.

Os dois principais atores neste momento estão com uma boa dianteira, já que o terceiro colocado, o tucano Nilson Leitão, só tem 14%. Depois vem o ex-vice governador Carlos Fávaro (PSD) com 11% e o procurador Mauro (PSOL) alcançando 10% das intenções de votos.

Adilton Sachetti (PRB) tem 9%, a ex-reitora da UFMT, Maria Lúcia 7%, o advogado Sebastião Carlos (Rede) 2% e os candidatos Aladir (PPL), Waldir Caldas (Novo) e Gilberto Lopes (PSOL) aparecem empatados com 1% das intenções de votos, cada um.

Disseram votam nulo a 1ª vaga 10% entrevistados, enquanto para a 2ª vaga esse número salta para 16%. Outros 25% dos eleitores ouvidos na pesquisa disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder aos questionamentos dos pesquisadores.

No cálculo dos votos válidos, procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para confirmar o resultado das eleições, são excluídos votos brancos, nulos e percentual de eleitores que se declaram indecisos. 

No levantamento, foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 3 e 5 deste mês.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, ela tem nível de confiança de 95% e está registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-05877/2018. 

0 comentários:

Postar um comentário