sábado, outubro 06, 2018

Você sabe a origem da expressão "pé rapado”?


Sinônimo de pessoa de origem humilde, "pé rapado" é uma expressão utilizada há muito tempo pelos brasileiros. Mas você sabe como surgiu o termo?

Apesar de não ter uma data específica que possa identificar o início da expressão, na segunda metade do século XVII o poeta Gregório de Matos dedicou esses versos a uma mulher baiana que lhe havia pedido um cruzado para consertar os sapatos:

"Se tens o cruzado, Anica, 
Manda tirar os sapatos,
E senão lembra-te o tempo
Que andaste de pé rapado"

Antigamente, igrejas e prédios públicos tinham um objeto metálico instalado na calçada, para que os pedestres raspassem a lama da sola dos sapatos antes de entrar nos recintos.

Instrumento metálico que era utilizado para tirar a lama dos pés. (Foto: Reprodução/Internet)

Os mais pobres eram os que tinham os pés mais sujos de barro, afinal os que tinham mais condições se locomoviam à cavalo, de charrete ou de liteira, precisando andar bem menos. Aqueles que eram muito mais pobres raspavam a sola do próprio pé, afinal andavam descalços. Dai surge a expressão, primeiramente nas zonas rurais.

Durante a Guerra dos Mascates, em 1710, o termo era ultilizado para se referir de forma depreciativa às tropas da aristocracia ruralista, pois estas combatiam o exército português descalços, enquanto a cavalaría ostentava botas que combinavam com o uniforme. 

O pesquisador regionalista Luís da Câmara Cascudo escreveu em seu livro Locuções Tradicionais do Brasil que o termo é um sinônimo de "descalço, de pés nus, pé no chão", uma metonímia para designar a população de origem mais humilde.

Fonte: O Povo Online

0 comentários:

Postar um comentário