domingo, novembro 11, 2018

Carro dos sonhos; cuidados para não virar pesadelo



Muitas pessoas trabalham duro e vão até o fim para conquistar seus objetivos. Em alguns
casos, a realização atende pelo nome de carro próprio.

É o caso de boa parte da população da grande Cuiabá, que vive o drama de enfrentar diariamente ônibus lotado, com calor infernal e ainda por cima, fora do horário. Quem por estas bandas ainda não chegou atrasado ao trabalho, faculdade ou escola, enfim, a um compromisso? Motivo: “O ônibus simplesmente não passou no horário ou se quer passou”.

O "busão" é de amargar. Carona nem sempre é possível. Bom, o negócio mesmo é correr atrás e comprar um carro. Mas e a grana pra isso?

Ai é que a coisa tem que ser analisada com calma e frieza, sem impulsos, dizem os especialistas em economia e planejamento.

Economistas e educadores financeiros dizem que "o segredo é definir bem o que quer fazer e nesse contexto visualizar a realidade. Não adianta uma aventura numa aquisição que amanhã vai lhe dar dificuldades”.

Então a primeira coisa é não se deixar deslumbrar. Se quer um carro que custa um determinado valor que não cabe no seu orçamento, o negócio é esperar mais e ir juntando o dinheiro para dar uma boa entrada, ou comprar um de menor valor. Fácil, né? Mas vai dizer isso para os nossos sonhos!

Mas quem opta por um financiamento longo sem planejar o orçamento corre o risco de perder o bem e ter de continuar pagando a dívida. De modo geral, basta atrasar três prestações para ser obrigado a devolver o veículo ao banco ou à financeira.


Então, vai ai algumas dicas:

1)Planejar - O que precisa fazer para ter a entrada e o que precisa abrir mão para o financiamento

2) Buscar informações - Custo benefício, valor de mercado, facilidade de manutenção e peças

3) Ir às concessionárias - Ouvir os vendedores. Mas a decisão é sua

4) analisar o tempo - De quitação do veículo, se não é maior que o tempo que você gostará de trocar de carro

5) Cuidado com os juros - Não estique demais as parcelas.

6) Comparar as taxas de juros das instituições financeiras também é muito importante. E refletir a respeito das demais necessidades que terá no prazo em que estará financiando o carro.

7) Administre - A empolgação e trabalhe antecipadamente até o resultado. Deixe uma graninha para o seguro, emplacamento, taxas, IPVA, gasolina, lava-jato, flanelinha. Epa flanelinha. Caramba e como tem aqui em Cuiabá, hein. Eles estão por todos os lados, vôte!!!

Solimar Siqueira


0 comentários:

Postar um comentário