sábado, novembro 10, 2018

Confira dez curiosidades sobre o chiclete

1 - Chicle é o nome do látex extraído do sapotizeiro, árvore que dá uma fruta conhecida como Sapoti.

2 - O primeiro chiclete patenteado do mundo surgiu em 28 de dezembro de 1869, feito pelo dentista William Semple. O chiclete foi inventado por ele para ajudar no exercício da mandíbula de seus pacientes.

3 - Muito antes do chiclete ser inventado, os seres humanos já mascavam gomas vegetais.

4 - O consumo de chiclete aumentou na época da Segunda Guerra Mundial, onde era usado para aliviar o estresse das pessoas.

5 - Os brasileiros tiveram contato com os chicletes industrializados durante a Primeira Guerra Mundial em 1945, em contato com soldados norte-americanos.

6 - Existe um estudo feito pela Universidade de Nothumbria, na Grã-Bretanha, que reúne evidências que sugerem que o hábito de mascar chicletes pode ser bom para a memória e a inteligência. Segundo os pesquisadores, a freqüência dos movimentos feitos para mascar causam um aumento na freqüência cardíaca. Eles acreditam que isso faça aumentar a oxigenação do cérebro, dando mais eficiência às suas funções.

7 - É perigoso engolir chiclete? A goma de mascar não gruda no aparelho digestivo. Os resíduos digeridos são eliminados junto com as fezes. O problema é que, se a pessoa engasgar, o chiclete pode obstruir a passagem de ar e causar asfixia. Portanto é muito perigoso engolir o chiclete. Crianças pequenas não devem usá-lo.

8 - No Brasil, a primeira goma de mascar foi fabricada o Ping Pong, lançado pela Kibon em 1945.

9 - Existe Chiclete para cachorros, são ossinhos maleáveis feitos com um couro comestível, de sabores e aromas variados. Segundo os fabricantes, a goma de mascar diverte e alivia o estresse dos animaizinhos, além de evitar o tártaro e o mau hálito.

10 - O Guinness, o Livro dos Recordes, informa que a maior bola de chiclete foi feita por uma americana, Susan Montgomery Williams, da Califórnia. A bola media 58,4cm e o recorde de Susan é de 1994.



0 comentários:

Postar um comentário