segunda-feira, dezembro 31, 2018

Como curtir as festas de fim de ano sem ganhar peso? - Dra. Manoela Oliveira de Souza


O período de festas de fim de ano é cheio de encontros e confraternizações com pessoas queridas, mas tem muitas armadilhas quando o assunto é alimentação saudável e manutenção de peso. Muitos pacientes me perguntam como não ganhar peso neste período, então por isso, separei as estratégias que nós fazemos e recomendamos para curtir as festas de fim de ano e passar por esse período mantendo a elegância.

1- Não saia de casa sem se alimentar. Nas confraternizações você encontrará alimentos ricos em carboidratos e muito calóricos. Com fome será muito difícil você curtir a festa segurando a fome... as maiores chances são que você exagere neste tipo de alimentos se estiver faminto.

2- Cuidado com os aperitivos calóricos. As comemorações costumam ser regadas de petiscos e guloseimas que não contribuem com a manutenção do peso. No meio de uma boa conversa não percebemos o quanto estamos comendo. 

Esses alimentos são ricos em carboidratos refinados, portanto não são saudáveis, devendo evitar consumo em exagero:
- Quibe 178 Kcal (Uma unidade pequena de 100g)
- Coxinha de Frango 283 Kcal (Uma unidade pequena de 100g)
- Pastelzinho de queijo 300 Kcal (Uma unidade pequena de 100g)
- Empada de Frango 394 Kcal (Uma unidade pequena de 100g)
- Brigadeiro e Beijinho cerca de 110 Kcal (Uma unidade pequena de 30g)

Atenção com as castanhas que são super saudáveis, mas, não deixam de ser bem calóricas e, quando consumidas em excesso podem auxiliar no ganho de peso:
- Amêndoas 433 Kcal (100g)
- Castanha de Caju 570 Kcal (100g)
- Castanha do Brasil 643 Kcal (100g)
- Nozes 700 Kcal (100g)

3. Prefira os aperitivos e bebidas com menos calorias:
- Espetinhos de ovos de codorna, queijo e tomate cereja são petiscos low carb saudáveis.
- Ter uma salada pronta com pratos pequenos para a entrada é uma ótima opção.
- Bruscheta com base de berinjela fica uma delícia. Tem receita no nosso livro.
- Ao invés de doces, opte pelas frutas. As frutas mais recomendadas são morangos, acerola, amora, kiwi, caju, goiaba, ameixa fresca, coco seco, abacate, pêssego natural e tangerina. Mas pode ser qualquer fruta, que sempre será mais saudável que um doce.
- Água Saborizada é melhor opção do que a bebidas que têm calorias, incluindo os sucos que apesar de saudáveis, devem ser consumidos com moderação. A água com limão básica é uma boa opção aqui. Tem outros sabores no livro também.

4- Se o jantar não for na sua casa, leve de presente um prato saudável e gostoso, assim você terá opções para beliscar sem peso na consciência e certamente agradará o anfitrião.

5- Sirva-se em pratos pequenos, a ciência comprova que quando usamos pratos maiores tendemos a comer mais quantidades.

6- Exagerou nas festas? Não precisa de desespero, nem peso na consciência. Curta esse momento especial e seja feliz ao lado das pessoas queridas. No dia seguinte retorne a sua rotina de alimentação saudável tranquilamente.

7- Hidrate-se bastante, evite alimentos ricos em açúcar e farinhas, prefira alimentos naturais como frutas, verduras, legumes e carnes. Evite “passar fome” fazendo restrições alimentares exageradas nem exercícios físicos extenuantes. Os momentos de lazer com a família devem ser registrados com boas lembranças no seu coração e não com as privações que você terá que fazer para “pagar” o que comeu. Lembre-se sempre: o que engorda é o que você come o ano todo e não o que você come eventualmente nas festas da família. Seja gentil com você, seja gentil com seu corpo e seja muito feliz o ano todo!

Foi pensando nessas estratégias que eu em conjunto com dois grandes médicos, Dr. Gabriel Almeida e Dr. Fábio Costa, fizemos um eBook gratuito de receitas saudáveis para comemorarmos o fim de ano com saúde. Baixe o seu eBook.

Dra. Manoela Oliveira  de  Souza é  Médica  do  Trabalho com pós-graduação  em Envelhecimento  Saudável. Intagram: @DraManoelaSouza

0 comentários:

Postar um comentário