domingo, dezembro 09, 2018

Tirar demais a oleosidade faz a pele ficar ainda mais oleosa? Veja a resposta para esta e outra dúvidas sobre a beleza do rosto


Cuidar da pele é essencial para mantê-la sempre bonita. E cada tipo de pele pede cuidados diferentes, seja nos procedimentos diários ou nos tipos de cosméticos usados. A pele oleosa, por exemplo, é um pouco mais difícil de cuidar e precisa de mais atenção.

Um dos principais erros, segundo o dermatologista Alexandre Fabris, é lavar demais o rosto. 

“A pele oleosa, quando lavada várias vezes ao dia, pode apresentar o chamado efeito rebote, que consiste em aumento da produção de gordura da pele para compensar a oleosidade que foi removida. É um tipo de mecanismo compensatório, pois a pele ‘entende’ que está ressecada devido às lavagens sucessivas e passa então a aumentar a produção de lipídeos para a reposição, tornando-se ainda mais oleosa”, explica.
Como cuidar da pele oleosa

O ideal é que ela seja lavada até duas vezes ao dia, com sabonetes específicos para este tipo de pele. Também é importante prestar atenção aos protetores solares e produtos de hidratação para pele oleosa, para que o problema não fique exacerbado. Prefira produtos em gel.

Outro mito é acreditar que a pele oleosa demora mais para envelhecer. “Ela realmente apresenta menor possibilidade de ressecamento e desidratação. Porém, os mecanismos de envelhecimento da pele são variados e algumas pessoas apresentam maior tendência que outras a apresentar um envelhecimento mais precoce”, diz. Fatores que vão além da pele, como o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação e o grau de exposição solar são os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

Maquiagem sai mais rápido na pele oleosa? 

Dormir de maquiagem faz mal? Os produtos saem mais rápido na pele oleosa? Veja a resposta para essas e outras questões sobre maquiagem comentadas pela dermatologista Dra. Christiana Blattner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

- Maquiagem prejudica a pele?

Não, mas alguns cuidados são necessários. “Os produtos devem ser de acordo com o tipo de pele. Pessoas com pele oleosa, por exemplo, devem usar maquiagem oil free”, recomenda.

- Maquiagem definitiva pode ser apagada?

Sim. Dra. Christiana explica que a maquiagem definitiva nada mais é do que um tipo de tatuagem, e que, portanto, também pode ser removida a laser. “Em alguns casos, o organismo acaba absorvendo os pigmentos da maquiagem, e ela muda de tonalidade. Isso, às vezes, faz com que a pessoa opte pela remoção a laser, e o procedimento no consultório é rápido e bastante eficaz”, garante.

- Dormir de maquiagem faz mal?

Sim. Se o produto não é retirado, os poros se fecham, e a pele não respira corretamente. O uso de cremes noturnos é indicado, pois eles promovem a renovação celular, evitando a acne e preservando o brilho da pele.

- Devemos usar protetor solar mesmo em dias nublados?

Sim. “A luz solar consegue passar pelas nuvens e reflete em tudo ao seu redor, portanto a pele também deve estar protegida nesses dias”, aconselha.

- A maquiagem sai mais rápido na pele oleosa?

Sim. “Pessoas com pele oleosa devem usar hidratantes e tônicos com efeito matte. Esses produtos possuem substâncias que absorvem a oleosidade excessiva”, indica. Já na pele seca, a maquiagem acaba durando um pouco mais. “Só é preciso ter cuidado com os produtos em pó, pois, ao longo do dia, podem deixar um aspecto de pele craquelada. Os BB creams formam uma camada, impedindo que esse efeito aconteça”, diz.

Fonte: Dermatologista Alexandre Fabris

0 comentários:

Postar um comentário