sábado, janeiro 26, 2019

Águas Cuiabá propõe aumento de 4,602% na tarifa de fornecimento do produto


Se depender da concessionária que explora o serviço, a contas de água em Cuiabá devem ficar mais caras nos próximos dias. Reajuste tarifário apresentado pela companhia Águas Cuiabá propõe aumento de 4,602% sobre a tarifa de água e esgoto na Capital. O pedido é baseado nas perdas inflacionárias.

A solicitação já ganhou parecer favorável de relator do processo, que compõe o Conselho Participativo, grupo responsável por votar o reajuste. O aumento será de R$ 3,26 e segundo pedido da concessionária, os novos valores tem vigência a partir do dia 17 de fevereiro.  

O parecer favorável, assinado por Ledevino da Conceição, também teve aprovação da diretoria da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). O relator foi escolhido no dia 31 de dezembro, através de sorteio. Agora, o pedido segue para análise do Conselho, que é composto por membros de 18 entidades, incluindo representantes de bairros e sindicatos. Apesar da votação ainda não ter data marcada, Ledevino confirma que a expectativa é que ocorra até o final do próximo mês. A última deliberação de reajuste ocorreu no dia 31 de janeiro do ano passado, com reajuste tarifário anual de 0,35700%.    

Na solicitação inicial a Águas Cuiabá buscava reajuste tarifário de mais de 8,2%. A empresa alegou entre os pontos, a variação da tarifa da energia elétrica. Os índices do reajuste foram apurados pelo período de outubro de 2017 a outubro de 2018. No entanto, os valores foram contestados pela Arsec com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Uma nova análise foi realizada pela concessionária que apresentou o valor retificado de 4,6%. A Arsec confirmou que ainda não há data marcada para o conselho deliberar sobre o reajuste.   

0 comentários:

Postar um comentário