sábado, janeiro 19, 2019

Os alimentos que você escolhe para fazer as refeições podem ajudar a controlar o mau humor




Todo mundo retomando a vida depois de um período de calmaria, férias e descanso, aquela sensação de “reaquecendo os motores” para enfrentar os desafios do ano novo.

Você vinha seguindo – até que bem – programando seu cérebro para o retorno ao cotidiano, até que....o vizinho, sem noção, não dá jeito naquelas miniaturas de cachorro (pinscher) que nada fazem alem de latir e incomodar à todos. Quando não, o sem noção, que bota som em alto volume e acha que isso pode. . Às 7 da manhã o carro de propaganda acha de passar na sua porta e quase parando. Ai não tem paciência que resista. 

Relaxe, respire e antes de recomendar lugares desagradáveis para que os idiotas vão fazer barulho, e mandar às mães deles palavras impublicáveis,que tal investir em uma alimentação específica para combater esse “momento ranzinza”?

Para o café da manhã, por exemplo, você pode escolher entre leite, banana, ovos mexidos, aveia ou suco de laranja. Todos, de alguma forma, vão dar uma ajudinha para trazer o sorriso de volta para o seu rosto. 

O leite é fonte de triptofano, um aminoácido que não é fabricado pelo corpo humano, mas tem a importante função de regular a produção de serotonina no cérebro. É este neurotransmissor (a serotonina) que nos confere a sensação de bem estar. 

A banana é rica não só no triptofano já citado acima, como também em carboidratos que, por sua vez, também ajudam a formar a serotonina. Se você cortar a fruta e comer com aveia vai ser ainda melhor. O cereal é mais um que tem triptofano, além de ser rico em aminoácidos, excelentes condutores da liberação do hormônio da felicidade. 

Que tal uns ovos mexidos? A gema é rica em colina, substância que ajuda na formação e boa manutenção da memória. Age diretamente na melhoria da cognição, da coordenação motora e...adivinha onde mais? Na sensação de bem estar. 

Se antes de sair você optar por um suco de laranja, saiba que também é uma ótima escolha. Fonte de vitamina C, a fruta é excelente para a manutenção do bom humor. De quebra, ainda previne danos aos neurônios e acalma. 

Hora do almoço, oba! A primeira parte do dia já foi e como você tomou um “café da manhã feliz”, o humor abalado na hora que você acordou não criou problemas.Vamos manter este dia com o astral lá em cima!

No seu prato pode ter espinafre, alface, arroz integral e – se você gostar de um sabor mais forte – pimenta para temperar.

O espinafre contém ácido fólico e vitamina B. Ambos atuam diretamente no sistema nervoso, na produção de serotonina e no combate ao estresse. Além disso, folhas verdes têm clorofila, excelente para desintoxicação do corpo. 

Graças à lactucina, substância presente em seu talo, o alface tem alto poder calmante. O miolo da hortaliça é rico em lítio, que controla a ansiedade e a depressão.

O arroz integral é rico em vitamina B1, fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. A diferença do arroz branco é que, depois da colheita, ao passar pelo processo de beneficiamento, os grãos perdem a referida vitamina. Isso acontece porque a substância fica na camada externa e, durante o processo de secagem, limpeza e classificação dos grãos, acaba sendo retirada. 

Como dissemos acima, se você gosta de emoções fortes na hora da refeição, ainda tem apimenta! Rico em capsaicina, o condimento aumenta os níveis de endorfina, substância ligada ao prazer e bem estar. Dizem os especialistas que as pimentas de cheiro, vermelha e malagueta são as melhores. 

Hora do jantar! Que tal uma comidinha leve e umas castanhas de sobremesa? As oleaginosas são fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Antioxidantes (ou seja, retardam o envelhecimento... música para os ouvidos, não?) e importantes no combate ao stress, são ricas em triptofano, aquele aminoácido com o qual você já se familiarizou ali em cima, que é um potente auxiliador do humor. 

Pronto! Agora que você já aprendeu tudo isso, da próxima vez que for acordado(a) por esses perturbadores do sossego, esqueça o mau humor.



Fonte: Portal IG - Saúde
Click aqui para ler  notícias da primeira página

0 comentários:

Postar um comentário