terça-feira, fevereiro 26, 2019

4 coisas que você deve fazer quando seu filho está magoado com você


Uma coisa é certa: se você é pai ou mãe, em algum momento, vai acabar magoando seus filhos de alguma forma. Mesmo com as melhores intenções, um deslize pode prejudicar momentaneamente a relação de vocês. Você terá que enfrentar a realidade de ter cometido um erro que machucou o coração de seu filho e, sim, você também sofrerá muito com isso. No entanto, se você não lidar com isso de uma maneira que sane a situação, essas feridas podem ter efeitos duradouros. Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:
1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado
O que você mais quer quando está sofrendo? Muito provavelmente, você quer que as pessoas te entendam, tenham empatia com você e que seus sentimentos sejam validados. Embora seja difícil ouvir sobre o quanto você magoou seu filho, você precisa fazer isso para entender exatamente como você o machucou e por quê. Deixe claro que ele têm todo o direito de se sentir ferido.
2. Admita o erro


Depois de compreender os sentimentos do seu filho, admita o que você fez que o deixou assim. Este não é um momento para você se justificar, dizendo: “Sim, eu fiz isso, mas…”. Você pode até pensar que admitir um erro te faz perder autoridade com seus filhos, mas isso não é verdade. Pelo contrário, você vai ganhar ainda mais autoridade, respeito e admiração. Não seja orgulhoso e nem tente “recuperar” a vantagem ou ter a última palavra, pois isso não ajudará seu filho no processo de cura desse sentimento – e nem mesmo a aprender a lidar com uma situação como essa quando ele estiver do outro lado.
3. Peça desculpas por isso
Seja sincero e vulnerável. Faça o seu melhor para sentir o sentimento dele. Pense nas vezes em que você também se sentiu da mesma maneira. Se você não estiver sendo sincero, eles saberão. Dependendo do quanto os sentimentos dele estiverem feridos, você pode precisar se desculpar mais de uma vez. Esteja disposto a isso.
4. Corrija o erro
Não há nada melhor para provar que um pedido de desculpas é sincero do que ações para corrigir o erro. Mudar seu comportamento daqui para frente é um ótimo começo. Se você tem sido excessivamente crítico com seu filho, precisa se esforçar para começar a incentivá-lo positivamente. Se suas palavras são muito severas, mude seu vocabulário. Se você perdeu um evento importante em sua vida, faça tudo o que puder para estar nos próximos. Esta é a sua oportunidade de mostrar-lhe o que é maturidade. Ele também aprenderá muito com isso.

Com informações de iMom.

0 comentários:

Postar um comentário