terça-feira, fevereiro 26, 2019

Pesquisa diz que Mato Grosso é o 2º estado com maior número de estupros


A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados, divulgou os dados do Mapa da Violência contra a mulher de 2018 . De acordo com a pesquisa, foram identificados o total de 68,8 mil casos de violência contra a mulher no Brasil, que foram divididos em cinco categorias: importunação sexual, violência online, estupro, feminicídio e violência doméstica. 

Já em Mato Grosso foram registrados 3,4 mil casos de estupro durante o ano de 2018. O estado ocupa o 2º lugar em número de crimes, ficando atrás apenas de São Paulo, com 5,2 mil casos.

O Mapa da Violência contra a mulher de 2018 aponta que Mato Grosso registrou 590 ocorrências de femicidios. O estado que lidera o ranking é São Paulo, que registrou mais de 3 mil casos. Dados do levantamento apontam que 15,9 mil mulheres foram assassinadas em situação de violência doméstica no país. 

Conforme relatou a pesquisa, os dados noticiados pela imprensa são diferentes quando comparados com as informações dos órgãos de Segurança Pública. Em todo Brasil a imprensa registrou 3,8 vezes mais feminicídios do que o registro policial.

A maioria dos assassinos são companheiros, ex-companheiros, namorados e esposos, que representam 95,2% dos algozes. Parentes como pais, avós, irmãos e tios representam cerca de 4,8% dos responsáveis pelos crimes.

Quanto aos casos de violência doméstica, Mato Grosso registrou 452 casos. O estado que figura como campeão nesses crimes também é São Paulo, com 1,2 mil casos. 

A maioria das vítimas possui entre 18 e 59 anos de idade. Cerca de 1,4% das vítimas tinham menos de 18 anos na época da agressão. Já aquelas com mais de 60 anos de idade correspondem a 15% das vítimas de violência doméstica.

0 comentários:

Postar um comentário