domingo, fevereiro 24, 2019

Porque os pés cheiram mal?

Com certeza já se perguntaram porque os nossos pés cheiram mal, certo?
Os nossos pés suportam todo o nosso peso e são sujeitos diariamente a diferentes pressões, quando caminhamos ou quando corremos. A pele espessa que os reveste necessita de estar constantemente com um certo grau de umidade, para manter a sua flexibilidade e impedir que a pele seque. Essa umidade é proporcionada através das muitas glândulas sudoríparas que estão espalhadas em cada pé, cerca de 250 mil em cada um!
Diariamente, estas glândulas produzem cerca de 250 mililitros de suor, o que equivale a meio litro de suor nos dois pés, todos os dias! O suor é constituído apenas por água e sal, ou seja, ingredientes que não produzem qualquer tipo de cheiro, muito menos mau cheiro!

Então de onde vem o mau cheiro dos pés?
São as bactérias que vivem na pele dos nossos pés que provocam o mau cheiro dos mesmos, mais vulgarmente conhecido por chulé! As bactérias encontram nos nossos pés o local perfeito para se alimentar de suor e de restos de pele morta. A umidade e o escuro são um habitat muito propício para tudo isto acontecer e são os excrementos das bactérias que provocam o mau cheiro dos pés. Por isso, quanto mais estas comerem, mais excrementos vão expelir e, consequentemente, mais mau cheiro!

Como evitar o mau cheiro nos pés?
A melhor forma para evitar que os pés cheirem mal é manter uma higiene diária. Lavar os pés e mudar de peúgas (mais popularmente conhecidas por meias) todos os dias é uma das melhores formas para evitar que os pés cheirem mal. Sempre que possível, deixe os pés arejarem, evitando a proliferação de bactérias e o respectivo mau cheiro que estas produzem.
                                                                                                                        
Solimar Siqueira

0 comentários:

Postar um comentário