domingo, fevereiro 24, 2019

SAI é alternativa para firmar acordo em acidente de trânsito sem vítima



Você sabe como funciona o Serviço de Atendimento Imediato (SAI)?  O SAI atende apenas casos de acidentes sem vítimas ou que não envolvam veículos oficiais, atende de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, pelos telefones 99982-8282 e 99982-8383. 

O conciliador que atende os envolvidos no acidente orienta as duas partes a não julgar quem está certo ou errado, mas sim a chegar a uma solução para o impasse. Essa iniciativa facilita a composição do acordo, assim como a infraestrutura adequada para realizar o atendimento, já que as vans do SAI são equipadas com notebook, impressora, mesas e cadeiras para a conciliação. 

O acionamento do SAI pode ser realizado tanto por quem provocou o sinistro e quanto por quem foi atingido. Quando ocorre o acidente, o SAI é chamado e vai até o local, registra o Termo de Ocorrência, documento equivalente ao Boletim de Ocorrência, e tenta apontar soluções para a situação. Caso haja acordo, é confeccionado o Termo de Conciliação, que tem valor judicial. Em caso de descumprimento, a parte que se sentir lesada pode se dirigir até o Juizado, onde o acordo foi homologado e pedir a execução. 
  
Outra vantagem é o comprometimento em honrar o acordo firmado. Havendo a conciliação e a homologação, as partes abrem mão de ações futuras. Isso impede que futuramente alguém tente tirar proveito do acidente, como, por exemplo, tentar exigir um valor maior pelo conserto do veículo. 

--------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário