sexta-feira, março 22, 2019

Curiosidades incríveis sobre espaciais...



Muitos não sabem mas o planeta Vênus é o mais brilhante planeta do Sistema Solar. Isso porque sua atmosfera reflete muito a luz do sol. Foi por causa desse brilho intenso que ele recebeu o nome da deusa romana do amor e da beleza. Você pode já ter visto Vênus no céu noturno, poque ele é o ponto mais brilhante do céu.

Os telescópios da Nasa (agência espacial americana) e da ESA (agência espacial europeia) descobriram uma estrela a 160 mil anos-luz da Terra que gira a 1,6 milhão de quilômetros por horaÉ a maior velocidade já registrada para estrelas. Os cientistas acreditam que ela gira tão rápido porque pode ter incorporado massa e energia de outra estrela, que já explodiu. Ela foi batizada de VFTS 102.

O Sol está tão distante da Terra que a sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar aqui. A estrela, aliás, não é tão especial quanto muitos pensam, ela é apenas mais uma estrela no meio de outras 200 bilhões que existem na nossa galáxia.

Os anéis de Saturno são faixas de minúsculos pedaços de gelo, grãos de poeira e rochasde diversos tamanhos. Ainda não se descobriu como surgiram. Talvez sejam restos de uma lua destruída. Outra ideia é que os anéis são o que sobraram da formação do planeta. Eles formam uma faixa tão grande que caberiam cinco Terras ali, colocadas lado a lado.

A maior estrela do universo que nós conhecemos é a estrela VY Canis Majoris com a dimensão de 2,9 bilhões de quilômetros. Só para você ter noção do tamanho, se comparada ao nosso Sol, ela tem quase duas mil vezes mais massa!

Pode parecer inimaginável mas algumas estrelas que observamos no céu podem já não existir mais. A maioria delas vemos com milhares de anos de atraso. Porque a luz pode demorar milhares de anos para chegar a terra. Por exemplo o Sol que é a estrela que está mais perto do planeta . Só que, mesmo assim, ele está muito longe da gente! , por exemplo, demoraríamos cerca 8 minutos para percebemos isso (que é o tempo que sua luz demora para chegar aqui).

O maior vulcão conhecido está em Marte. Ele foi batizado de Monte Olimpo e é três vezes mais alto que o nosso Monte Everest. Então se o Monte Everest tem 8.848 m então o Monte Olimpo tem cerca de 26 mil metros!
• Ao vestir a roupa espacial, a pessoa fica com um peso de 130 quilos. Ela possui mais de 14 camadas.

• Um homem de 70 quilos na Terra, pesaria 11,6 quilos na Lua.

• 70 quilos na Terra são 27 quilos em Marte.

• O Universo tem, segundo a astrofísica, mais de 15 bilhões de anos. A grande explosão que teria dado origem ao Universo foi chamada de big-bang.

• A Via Láctea tem uma extensão aproximada de 100 mil anos-luz (algo em torno de 950 quatrilhões de quilômetros). Os cientistas calculam a existência de mais de 100 bilhões de galáxias como a Via Láctea.

• Em 10 de setembro de 2004, os cientistas divulgaram à imprensa que acreditavam ter feito a primeira imagem de um planeta fora do Sistema Solar. Ela foi captada pelo telescópio Yepun, que fica no Deserto de Atacama (no Chile), e mostra um planeta orbitando ao redor da estrela anã marrom 2M1207.

• O Sputinik foi o primeiro satélite artificial da Terra, lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957. Um mês depois, a nave Sputinik 2 colocou em órbita a primeira criatura viva, a cadela Laika.

• O astronauta soviético Iuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Foi no dia 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1, uma nave que pesava 4.725 quilos. O passeio durou 1 hora e 48 minutos.

• Em dezembro de 1993, a galeria Sotheby´s, em Nova York, leiloou um grande lote de peças dos tempos gloriosos do programa espacial soviético. O uniforme usado por Iuri Gagarin foi arrematado por 112.500 dólares. Ele morreu num acidente de avião em 1968.

• A empresa norte-americana Transorbital lançou em 2004 o serviço de envio de objetos para a Lua. O pacote, de 2.500 dólares, aceita jóias, cartas, documentos e até cinzas de entes queridos. Os bens são colocados em cápsulas e levados ao satélite da Terra por meio de uma nave-satélite.

• Desde 1980, a agência imobiliária Lunar Embassy vende terrenos em Vênus, em Marte e na Lua. Mais de 2 milhões de pessoas já adquiram parte dos 1.640 milhões de metros quadrados representados pela companhia.



0 comentários:

Postar um comentário