quarta-feira, abril 03, 2019

Inteligência vivencial - Juarez Alvarenga


Na vida não é fácil seguir um caminho certeiro com espontaneidade. Somente com profissionalismo em caminhar nos faz guiar por trajetória vitoriosa.           

Percebemos que a humanidade sofre demasiadamente e desnecessariamente. Parece que os problemas humanos nos atraem  com facilidade levando, para o núcleo da correnteza. Afogar nas profundezas de nosso mar intimo é um atrativo diário.           

SABEMOS QUE NA VIDA DE QUALQUER PESSOA UM PROBLEMA TRÁS OUTRO COMO, TAMBÉM UMA SOLUÇÃO TRÁS OUTRA. Cabe a nós, com determinação, seguir um ciclo virtuoso ou vicioso. A tendência humana é emplacar cegamente no ciclo vicioso.       
    
Para libertar desta pirotecnia existencial cabe-nos conscientizar que a profundidade dos abismos problemáticos há saídas mirabolantes e inteligentes. Basta sinalizar no cérebro que a vida, com menos problemas, deve ser nossa busca incansável.   
  
Congratulamos que no ser humano 80% de seus problemas são procurados ou inventados, somente 20% são inevitáveis e incontroláveis.           

Por isso sugiro com um pouco de sabedoria vivencial, liquidar categoricamente, estes 80% de problemas evitáveis, que alicerça nosso destrutível psíquico com descontrole de nossas rédeas intimas.            

A felicidade está em processo de liquidação e por isso acessível a todos. Já imaginou uma vida com 80% de problemas a menos. Isto é possível. Basta uma maior vigia de nosso processo comportamental.            

Hoje, vivo só os problemas inevitáveis. Eles existem e são poucos. Não procuro mais problemas evitáveis e por isso, minha qualidade de vida melhorou significativamente.            

Com esta filosofia, de vida estou bem próximo do paraíso existencial. Não estou dentro, porque os problemas inevitáveis faz parte da condição humana.           

Hoje, com esta filosofia de vida acredito que meu mundo intimo, está protegido pela própria fortaleza interior.           
Numa quarta feira comum, sob  a solidão escura das noites coqueirensed, com jeito de roça, sem 80% dos problemas evitáveis  vou até a cozinha de minha casa e bebo um copo de Toddy quente, vendo o Cruzeiro jogar parece que encontrei o paraíso terrestre, longe dos profundos problemas metropolitanos, vendo apenas pela televisão.        
   
Dou graça a Deus de minha inteligência existencial   Que nos proporciona passar pela terra nos deleites positivos, de que uma excelente filosofia de vida, pode ser o nosso maior patrimônio existencial.           

Use sua inteligência vivencial, que toda a manhã, terá a graça dos pássaros cantando no seu quintal.           

Quando, os problemas inevitáveis na atual conjuntura estão submersos, mas se algum dia vier à tona, coloco Deus, como escudo, para enfrentar com humildade e inteligência.      

Juarez Alvarenga é advogado e escritor.

0 comentários:

Postar um comentário