domingo, abril 28, 2019

Seis fatos que você precisa saber sobre a saúde bucal do seu filho


É muito comum ter dúvidas sobre a saúde bucal das crianças. "Quando elas devem começar a ir ao dentista?" e "quando começar a escovação?" são perguntas feitas pelos pais frequentemente. Pensando nisso, listamos seis fatos importantes sobre o tema.

Confira:

1. Crianças precisam ir ao dentista 
De acordo com a dentista Sanmy Saraiva, é importante levar os pequenos a uma consulta assim que surge o primeiro dente de leite. "A criança precisa ir ao dentista mesmo sem ter algum problema visível na boca", explica. Visitas periódicas evitam que alguns problemas aconteçam e garantem a  saúde bucal das crianças.

2. A escovação começa com o primeiro dente de leite 
Assim como a ida ao dentista, a escovação deve começar assim que o primeiro dente de leite nasce. No entanto, Sanmy explica que existem diferentes formas de fazer a higienização que variam com o período pelo qual a criança está passando. "Começamos limpando com uma gase sem pasta quando são muito pequenos. Depois, utilizamos uma dedeira que possui uma ponta de silicone com cerdas bem macias (ainda sem pasta)", orienta. Ainda neste período, é importante começar a criar uma relação entre a criança e a escova de dente. Mesmo que ela não escove os dentes, já irá se familiarizar com a escovação . 

3. Crianças também precisam utilizar o fio dental 
Por volta  dos dois anos de idade, os pais devem fazer a higienização dos dentes com escova e com o fio dental. "As necessidades são as mesmas de um adulto, a diferença é que neste período infantil é a hora que criamos o hábito de utilizar o fio dental", explica. Além disso, o fio dental é tão importante quanto a escovação, são duas práticas que se complementam. 

4. Mamadeira noturna causa problemas na saúde bucal
De acordo com Sanmy, um erro comum dos pais é não escovar os dentes da criança após a "mamada noturna". Por isso, é muito comum o surgimento de uma doença chamada “cárie da mamadeira”, que é ocasionada por resíduos de leite que ficam na boca quando as crianças mamam logo antes de dormir. 

5. Os pais precisam estar presentes
Os pais devem ensinar a importância dos cuidados com a boca e incentivar a ida ao dentista. Além disso, depois de alguns anos a criança deve ser estimulada a escovar os dentes sozinha. "Após a escovação, os pais devem higienizar a boca dos filhos, para se certificar de que a limpeza foi feita corretamente", explica o especialista. Para ele, essa rotina deve ser inserida na vida das crianças a partir dos dois anos de idade.

6. Produtos infantis podem ajudar a criar o hábito da escovação
Produtos adequados para o público infantil podem ajudar a garantir a saúde bucal das crianças, já que tendem a ser mais agradáveis e até mais atrativos. No início, é comum que as crianças não se adaptem ao gosto da pasta de dente convencional. Por isso, começar a escovação com uma pasta "docinha" pode ser mais fácil. Sanmy também lembra que algumas crianças podem sentir ânsia na hora de escovar a língua. Nesse caso, indica-se o uso de um limpador específico. 


Click aqui para ler  notícias da primeira página

0 comentários:

Postar um comentário