quarta-feira, abril 10, 2019

Vacinação contra gripe começou nesta quarta-feira


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta quarta-feira (10-04-19) em todo o país. Em Mato Grosso foram entregues cerca de 350 mil doses, que representam 40% do total previsto, aos municípios mato-grossenses.

A campanha foi antecipada em virtude do aumento de casos de influenza registrados no país, especificamente em Manaus. 

Apenas as cidades do Baixo Araguaia mato-grossense iniciarão a vacinação na próxima segunda-feira (15-04-19), devido ao ritmo de distribuição dos lotes por parte do Governo Federal. Mas, de acordo com Alessandra, isso não irá impactar as ações nos municípios, uma vez que a vacinação prosseguirá até o dia 31 de maio.

A campanha contempla pessoas com mais de 60 anos e os grupos prioritários: crianças com faixa etária entre seis meses e menos de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Durante o período de vacinação haverá a atualização do cartão vacinal. A possibilidade é uma forma estratégica de mobilizar os municípios a atingir o nível de cobertura vacinal desejável.


Para as pessoas diagnosticadas com alguma doença crônica, o setor de Vigilância Epidemiológica orienta que seja apresentada a prescrição médica da vacina, para que a Unidade de Saúde possa realizar a vacinação.

0 comentários:

Postar um comentário