quinta-feira, maio 16, 2019

Disque 100 aponta MT como o 8º estado em denúncias de violações de direitos de menores


Mato Grosso foi o oitavo estado com maior taxa de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes registradas no primeiro quadrimestre de 2019 pelo Disque 100. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o estado teve uma taxa de 9,96 por 100 mil habitantes.

Em primeiro lugar nesse ranking, está Mato Grosso do Sul, com 15,86 denúncias por 100 mil habitantes. O Disque 100 é um sistema de atendimento telefônico em funcionamento desde 2015, que recebe denúncias de violações de direitos humanos sobre diversos temas.

Nos dados apresentados pelo Ministério, Mato Grosso apresentou um aumento no volume de denúncias, na comparação com o primeiro quadrimestre de 2018, quando 7,02 registros por 100 mil habitantes foram registrados.

O levantamento mostrou que nos casos de violência sexual, 78% das denúncias foram de abuso sexual e o restante de exploração sexual. Entre as pessoas que mais praticam esse tipo de crime estão mães, com maior número de casos, e padrastos, que são o segundo maior vínculo dos acusados.


Sobre o perfil dos menores que sofreram violência sexual, nos registros de abuso sexual as meninas são 73,4% das vítimas. Já nas denúncias de exploração sexual, elas são 75,1% das vítimas.

0 comentários:

Postar um comentário