domingo, julho 07, 2019

O 15° Congresso Brasileiro de Medicina de Família será este mês em Cuiabá


De 10 a 13 de julho, Cuiabá sediará o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. O evento deve receber cerca de 5 mil participantes de todas as regiões do Brasil e de outros países que vão debater projetos, tendências, propostas e novas abordagens na área da saúde.  
 
Esta edição terá como tema “A Saúde em suas Mãos: Boas Práticas na Medicina de Família e Comunidade”. Entre debates, conferências, oficinas e palestras serão aproximadamente 16 atividades realizadas simultaneamente, totalizando mais de 60 conteúdos abordados por dia, tratando de assuntos variados. Alguns dos destaques são: Doença Mental na Atenção Básica; Cuidados da População LGBT; Violência Doméstica; Integrando a Medicina Oriental e Ocidental; Cuidados com Pessoas em Situação de Rua; Espiritualidade e Saúde; O Papel Social do Médico; a Mercantilização da Saúde; Saúde Prisional e Abordagens do Etilismo. 
O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal e contará com a presença de mais de 250 conferencistas, dentre eles a inglesa Iona Heath, médica, ex-reitora da Universidade de Clínica Geral do Reino Unido e articulista da Revista Médica Britânica, que falará sobre violência e seus impactos na saúde; doutor Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral, que discursará sobre experiências da Atenção Primária em outros países; e a uruguaia Jacqueline Ponzo, médica de Família, mestre em Epidemiologia, professora da Universidad de La República e atual presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar, que participará como convidada de 4 mesas redondas. 

Dos palestrantes brasileiros, sobressaem o doutor Daniel Knupp, mineiro, especialista em Medicina de Família e Comunidade, mestre pela Fiocruz e atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade (SBMFC), que falará dos incentivos à Atenção Primária; e a professora doutora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Maria Inez Padula, presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar CIMF/WONCA  nos anos de 2013 a 2018 e presidente da SBMFC de 2004 a 2008, que vai ministrar oficinas e debates.  
  
O congresso é voltado para todos os setores da saúde, pois muitos dos temas a serem abordados são de interesse geral.
 
Segundo os organizadores, há 10 anos eles vêm tentando promover o evento em Cuiabá. E a expectativa é grande por trazer o evento para a capital mato-grossense. Tanto pela grandiosidade do congresso quanto pelas atividades extras, incluindo ações que promoverão a divulgação de pontos turísticos e da cultura regional, como corrida pelo Parque das Águas, campeonato de futebol entre os participantes e apresentações artísticas locais. 

 Para mais informações acesse: www.cbmfc2019.com.br 

Com informações da assessoria

0 comentários:

Postar um comentário